Tradicionalmente, as práticas de Avaliação desenvolvidas na escola têm se constituído em práticas de exclusão: avalia-se para medir a aprendizagem dos estudantes e classificá-los em aptos ou não aptos a prosseguir os estudos. Para que não tenhamos essa prática excludente, é preciso que os professores reconheçam a necessidade de avaliar com diferentes finalidades.
Ø Conhecer e potencializar a sua identidade; Ø conhecer e acompanhar o seu desenvolvimento;
Ø Conhecer as dificuldades e planejar atividades que os ajudem a superá-las;
Ø Conhecer as crianças e os adolescentes, considerando as características da infância e da adolescência e o contexto extra- escolar;
Ø Conhecê-los em atuação nos tempos e espaços da escola, Identificando as estratégias que usam para atender às demandas escolares e, assim, alterar, quando necessário, as condições nas quais é realizado o trabalho pedagógico;
Ø identificar os conhecimentos prévios dos estudantes, nas diferentes áreas do conhecimento e trabalhar a partir deles;
Ø Identificar os avanços e encorajá-los a continuar construindo conhecimentos nas diferentes áreas do conhecimento e desenvolvendo capacidades;
Ø Conhecer as hipóteses e concepções deles sobre os objetos de ensino nas diferentes áreas do conhecimento e levá-los a refletir sobre elas;
Ø Verificar se eles aprenderam o que foi ensinado e decidir se é preciso retomar os conteúdos;
Ø Saber se as estratégias de ensino estão sendo eficientes e modificá-las quando necessário.
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